quinta-feira, dezembro 14, 2006

Só Mais Dez Minutos


- Primmmm. Primmmm. Primmmm.

O despertador berra aos meus ouvidos exatamente as 06:30 da manhã, pedindo insistentemente que eu levante e me apronte para mais um dia de trabalho. Abro os olhos, limpo a baba que escorre do canto da boca e calculo, ainda sonolento, que mais algum tempinho de sono não me trará problemas de atraso. Programo o aparelho para ralhar comigo dentro de dez minutos:

Estou na arquibancada de um estádio lotado. Em campo, o XV de Jaú empata com o Goioerê em um emocionante 0x0. Para o apito final, restam apenas 3 minutos. Gilsão, atacante do Gigante de Piquiri, avança a grande área, dribla o goleiro do XV, chuta cruzado para desvario da torcida paranaense. O árbitro aponta o centro de campo, dando início às festividades dos vencedores da Série W do Campeonato Brasileiro. O futebol nacional anda tão manco que nem em sonho eu imagino um clássico decente.

Decente mesmo seria eu chegar ao trabalho hoje e ter um aumento de salário. Pensar no ordenado me trouxe a lembrança de que tenho que comprar ração para os gatos. Por causa deles acabei dormindo tarde demais. Eles resolveram fugir, cavando o chão do quarto após quebrarem o concreto com uma marreta. Saíram pelos apartamentos da vizinhança, libertando outros gatos, seqüestrando e torturando os cães. Um barulho infernal. Uma balbúrdia insuportável, parecida com a da igreja em frente ao prédio. Toda noite, aquela gritaria pedindo bênçãos. Jesus promovendo a cura, e sem anestesia. A liberdade religiosa deveria ser seriamente restringida. Ao menos, poderia ser exercida longe dos meus ouvidos.

Já que os gatos fugiram, talvez eu comece a criar ornitorrincos. Serei o primeiro a domesticar mamíferos monotremados. O ovo do ornitorrinco, frito ou cozido, deve ser uma iguaria. Pensarei nisso mais tarde, pois, além de não ter espaço suficiente para um aquário, não tenho a menor idéia do que estes bichinhos comem. Melhor esquecer de ter um bicho de estimação e cultivar alguma leguminosa. Lentilhas, por exemplo.

Quando será que está a cotação do quilo da lentilha? Deve existir alguma associação de plantadores de lentilha onde eu possa me informar. Segundo o Gênesis,
Esaú cedeu a Jacó seu direito de primogênito em troca de um prato de lentilhas. Devia ser, naquele tempo, um negócio muito vantajoso. Ou Esaú devia estar numa fome do cão. Penso que os baderneiros aí da frente nem façam idéia disso. Talvez o formato achatado dessa vagem, parecendo moedinhas, seja o motivo de muitos na crença de que o alimento traga sorte financeira. Daí o hábito das lentilhas no ano novo.

- Primmmm. Primmmm. Primmmm.

O despertador berra novamente, me avisando que são 06:40 da matina, hora de deixar de divagações absurdas e me preparar para mais um dia de trabalho. Levanto, tomo um café requentado e vejo que os gatos ronronam no sofá. Do jantar de ontem, numa panela sobre o fogão, algumas lentilhas. Quem sabe eu tenha um bom aumento no capim que me pagam mensalmente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoooooorei os links! Inúteis (não cliquei em nenhum porque não sou louco - acabo de entender essa questão ontológica, pois li o post lá de baixão!), mas a-do-rá-veis!